1 de agosto de 2008

ruas e endereços...




A primeira foto é da rota principal que corta a cidade de Oizumi. A 354, que a gente diz "sangoion", os números em japonês. Repare que a seta para a esquerda (central Ota) não tem número ou nome. Pois é, a maioria é assim. "Descobrimos" os endereços por referências, normalmente os "kombinis" (diminutivo de lojas de conveniências em inglês), ou postos de gasolina e semáforos. Tem lógica só para japoneses. Eu, particularmente, acho um saco! Principalmente quando me perco... 

Aliás, descobri que japa é, na verdade, mineiro. Sempre que eu pergunto como faço para chegar a algum lugar eles começam com "pega essa avenida e vai 'zuto masugo'", quer dizer, vai embora toda a vida...

A segunda placa (a verde) é de uma saída de rodovia expressa. Tive que descer nessa cidade quando ia fazer uma matéria de terremoto. Parte da rodovia foi fechada, devido a desmoronamentos, e teríamos que sair e voltar pra estrada em outra cidade! Nunca havia passado por esse lugar antes, nem ouvido falar nessas cidades. 

As saídas normalmente têm duas direções e eu não tinha a menor idéia de onde virar. Resolvi gastar o meu japonês "josu" (muito bom  - hahaha) e perguntar pro velhinho do pedágio. O homem estava injuriado porque havia uma fila enorme, todo mundo tinha que sair da rodovia. Com a maior cara de japa, disse: "Ichinoseki ni ikimasu. Dochira, migi, hidari?" Quer dizer mais ou menos isso, estou indo a Ichinoseki. Pra que lado viro, direita, esquerda? O homem resmungou um monte de coisa e eu só entendi o "Furukawa", que era o nome da cidade em que estávamos! Na maior cara dura, chutei apontando com a mão: "migi"?, ou seja, "direita"?  O homem, muito bravo, falou "é, direita".   Ainda bem que era o lado certo. Fui na intuição, seguindo a maioria dos carros porque imaginei que aquela multidão pretendia voltar pra estrada... E cheguei a Ichinoseki.

Os endereços aqui são uma piada. Eu acho que os carteiros  contam com a ajuda das renas do papai noel pra achar as casas... Tem uns numerozinhos que indicam o bairro, a rua, a casa! Mas ninguém sabe muito bem como é. Só os carteiros... ou as ajudantes deles... hehehe  E as casas são numeradas conforme, pasmem, a construção! Isto é, por exemplo, a casa número um fica do lado esquerdo da rua, e também a número dois, mas em outra parte da cidade! Coisa de primeiro mundo!

Outro dia uma moça do takyubin (serviço privado de correio) me ligou porque não conseguia encontrar minha casa! Como não entendi onde ela estava e muito menos soube explicar como chegar pedi que ela esperasse e saí na rua! Vi o seu caminhão e acenei com o telefone no ouvido. Ela me viu e voltou sorridente, mais falante do que eu! Só assenti com a cabeça, dei umas risadas e soltei meu famoso "so desu ne". Isso quer dizer que eu concordava, qualquer dia eu explico isso também porque dá um outro artigo... 

 

2 comentários:

Unknown disse...

Oi, Hilda!
Muito legal a foto do louva a deus!
Até parece q ele usa óculos de sol eheheheh.
Acho q já ouvi falar de Ichinoseki hihihihihiihih :P
Bjos!

Hilda Handa disse...

Oi, Hemy!

Esse bichinho era muito engraçado! Parecem mesmo óculos hahahaha

Pois é, você é pova de que eu cheguei no raio dessa cidade!!! hehehehe

Cuide-se aí nessa terra que não pára de tremer!

Beijo!